Gênero Textual: Texto publicitário
Esta atividade é indicada para o 2º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 1º e 3º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a identificação dos gêneros publicitários como campanha publicitária e slogan, voltados ao público infantil.
Inicialmente, faça questionamentos aos estudantes a fim de realizar um levantamento de conhecimentos prévios sobre tal gênero. Se já viram uma propaganda, um cartaz de uma campanha de vacinação, qual a finalidade destes textos, onde encontramos, o que precisa ter, suas características, etc.
Feito isto, vá para a atividade em si. A campanha também foi realizada em forma de vídeo, se achar pertinente pode encontrá-lo no Youtube com o seguinte título: “Afaste os bichos. Lave as mãos. Explore com os estudantes o cartaz, questionando cada elemento e realizando a leitura junto dos estudantes. Depois responda às questões de forma coletiva, deixando que todos participem
Por fim é proposto que, de forma coletiva, concluam a finalidade de uma campanha publicitária e os elementos necessários para compô-la. Além disso, os alunos são convidados a explorar os monstros presentes nos cartazes, brincando com suas próprias mãos. Se achar interessante faça um teatro de sombras com os estudantes, de modo que interpretem o papel dos monstros na campanha.
HABILIDADES:
EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP04- Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
EF12LP09- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)